Tradução dos textos do Volume 2 

ESTUDOS AVANÇADOS DE PALHETADA HÍBRIDA
para guitarra Vol. 2

Gustavo Assis-Brasil

Por favor, não faça cópias deste livro!
Este trabalho é fruto de muitos anos de muito trabalho e dedicação e é uma produção independente.

Copyright © 2020 por Gustavo Assis-Brasil Music
Copyright internacional garantido, todos os direitos reservados


Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida em qualquer forma ou
por qualquer meio sem a permissão prévia por escrito do autor.

Índice
______________________________

I. Introdução
II. Estudos
III. Biografia do autor

Introdução
______________________________

Uma das coisas que faço para desenvolver meu próprio vocabulário é escrever regularmente as ideias que tenho. Algumas dessas ideias se transformam em melodias, outras em estudos. Esta série de livros é uma coleção de estudos avançados de palhetada híbrida que se originaram da combinação dessas ideias. Eu os considero avançados porque a maioria dos estudos exige um alto nível de independência e controle de ambas as mãos. Também acho que é importante estar familiarizado com acordes, arpejos e escalas de jazz para aproveitar ao máximo a música apresentada aqui. Se você tiver alguma de minhas publicações anteriores - — Hybrid Picking for Guitar, Hybrid Picking Exercises: Single Note Permutations, or Hybrid Picking Lines & Licks - esta série de livros permitirá que você desenvolva ainda mais esta técnica por meio de estudos e a aplique em seu fraseado, composição e improvisação.

Cada estudo vem com sugestões de dedilhado. Sinta-se à vontade para alterá-los ou adaptá-los à sua técnica. Os estudos também misturam ligados (hammer-on / pull-off), palhetada alternada (estritamente para cima e para baixo) e sweep picking (palhetada econômica), mas você também pode escolher usar o estilo fingerstyle ou técnica clássica para tocá-los.

Como alguns dos estudos são cromáticos por natureza, você pode encontrar algumas discrepâncias harmônicas se analisá-los verticalmente; por exemplo, você pode encontrar um Mi natural sobre um acorde Cm7 ou um Mi bemol sobre um acorde E7. A maioria desses casos está relacionada a uma estrutura que está sendo sobreposta ao acorde e, em quase todos os casos, a frase se resolverá harmonicamente em um das notas do acorde. Esta é uma abordagem horizontal de fraseado. Músicos como John Coltrane, McCoy Tyner, Miles Davis e Michael Brecker eram mestres nessa abordagem.

Toque os estudos em andamentos lentos, médios e rápidos. O efeito sonoro dependerá da velocidade com que você executa as peças. A marcação de metrônomo listada para cada estudo é apenas uma sugestão.

Logo após alguns estudos você encontrará uma série de frases que podem ser praticadas separadamente para melhor compreender as técnicas e o conteúdo harmônico / melódico de cada segmento. Você verá o contexto harmônico com um ou mais acordes sugeridos para a frase, seguido do tipo de técnica usada para manipular as notas envolvidas.

A maioria dos estudos desta série de livros usa colcheias ou semicolcheias. No entanto, sinta-se à vontade para variar esses ritmos. Você também pode incorporar diferentes acentos, pausas, durações de notas e deslocamentos rítmicos (começando em diferentes partes do compasso).



Palhetas, unhas e ângulos
______________________________

Uma das coisas mais importantes a se considerar ao escolher a palhetada certa é o tipo de material usado. A melhor maneira de escolher uma palheta para a técnica de palhetada híbrida é comparar o som de suas unhas com o som produzido pela palheta.

Cuidar bem de suas unhas é a melhor maneira de evitar que quebrem. Mantenha a ponta da unha bem lisa com lixa ultrafina.

Você também deve escolher seu ângulo de ataque de acordo com o timbre que deseja produzir a partir do instrumento. Mudar seu ângulo de ataque também mudará seu timbre. Quando você encontrar o timbre de sua preferência, isso estabelecerá seu ângulo de ataque.

Mais detalhes sobre a palhetada desses tópicos podem ser encontrados em meus quatro livros anteriores.


Digitações da mão direita
______________________________

(ver foto no livro)

Digitações da mão esquerda
______________________________

Os números 1, 2, 3 e 4 no topo das notas da pauta representam digitações da mão esquerda (ou digitações da mão direita se você for canhoto).

1 = indicador
2 = médio
3 = anelar
4 = mínimo

Às vezes, você verá apenas algumas notas com esses números no topo. Isso significa que os digitações das outras notas são mais óbvios.

 

 

‪Gustavo Assis-Brasil   /  BIO

 

Gustavo Assis-Brasil atualmente reside em Boston, USA, onde é músico profissional. Ele é bacharel em musica pela UFSM e tem mestrado em Jazz da Berklee College of Music. Gustavo teve aulas e oficinas com Mick Goodrick, Wayne Krantz, Hal Crook, Dave Fiucsynski, Prasanna, Charlie Banacos, Pat Metheny, Frank Gambale, Mike Stern, Dave Liebman, John Scofield, entre outros.

 

Em 1995, Gustavo foi destaque na revista Guitar Player - EUA (sessão Spotlight) juntamente com Guilherme Barros.

 

Em 2003, Gustavo dá aulas na renomada Cambridge School of Weston. Ele também ensinou na Berklee, em Boston, GIT (Guitar Institute of Technology) e na USC (University of Southern California) em Los Angeles, na UFRGS, UFSM e UPF, Brasil.

 

Entre 2005 e 2011, Gustavo lançou três livros, “Hybrid Picking for Guitar” (2005), “Hybrid Picking Exercises: Single Note Permutations” (2008), e “Hybrid Picking Lines & Licks” (2011), com prefácio escrito por Guthrie Govan. Os livros são renomados em mais de 30 países, e reconhecidos como os melhores do gênero.

 

Em 2008, Gustavo lançou o DVD ao vivo "In Concert”. No mesmo ano foi convidado pelo selo alemão ESC para participar do CD em tributo ao grupo Steely Dan e em 2009 a participar do projeto “Mahavishnu Re-defined” - tributo a John Mclaughlin.

 

Em 2010, Gustavo lançou a trilha sonora do filme gaúcho "Manhã Transfigurada”.

 

Em 2016 Gustavo lançou o CD “Chromatic Dialogues”.

 

Além de Guilherme Barros, Gustavo tocou e/ou gravou com Vardan Ovsepian, Tony Grey, José Pienasola, Mauricio Zottarelli, Mozik, John Stowell, Bob Mintzer, Hiromi, Esperanza Spaulding, Julio “Chumbinho” Herrlein, Tim Ries (Rolling Stones), Nelson Faria, Marina Elali, entre muitos outros.

 

1. Happy Bunny: Este estudo foi baseado em digitaç˜eos simétricas movendo-se pelo braço. Escolhi o título porque pensei em um coelho feliz e saltitante enquanto o escrevia.

 

2. Sandfish Yeah: Divirta-se praticando este estudo de country-fusion moderno. Não há muito o que explicar aqui, a não ser o fato de que ele soa bem se executado em um andamento rápido. Experimente com um timbre nasal, semi-distorcido e comprimido, bem ao estilo country.

 

3. Etude Mais: Este estudo combina frases cromáticas com algumas shapes simétricos e o terceiro modo de transposição limitada de Oliver Messiaen. Após o estudo, você encontrará 12 frases. Experimente-as com os acordes sugeridos.

 

4, 5, 6, 7, 8 e 9. Messiaen mode 3 (parts 1 to 6):

Os seis estudos seguintes usam exclusivamente o terceiro modo de transposição limitada de Olivier Messiaen (MLT). A fórmula para este modo é 1, 2, b3, 3, # 4, 5, b6, b7, 7. Observe que ele é simétrico se você considerar que temos três grupos de três notas separadas por terças maiores. Se você tocar o modo na tonalidade de C, as notas são C, D, Eb, E, F #, G, Ab, Bb e B. Se você iniciar a escala em E ou Ab, você terá o mesma formula intervalar. Existem muitas possibilidades de acordes neste modo. Aqui estão alguns dos meus favoritos: C, Csus2, Cm, C˚, C +, D +, Eb, Eb +, Ebsus4, CMaj7, CMaj7 (b5), CMaj7 (# 5), Cm7, CmMaj7, Cm7 (b5), C7 , C7 (b5), C7 (b5), D7 (b5), D7 (# 5), Ebmaj7, Ebmaj7 (# 5), EbmMaj7, Ebm6. Sinta-se à vontade para extrair frases e fragmentos do estudo e aplicá-los à sua improvisação e composição. Lembre-se de que qualquer frase ou acorde tocado durante o uso da terceira MLT pode ser transposta uma terça maior acima ou abaixo da frase original.

 

10. 12-tone Triads: neste estudo de dodecafônico, estamos restritos apenas às tríades maiores e menores. A fórmula é simples de lembrar: duas tríades menores seguidas por duas tríades maiores separadas por tons inteiras. Por exemplo: Cm + Dm + E + F # = C, Eb, G + D, F, A + E, G #, B + F #, A #, C #

 

11. Rolling 12-Tone Loops: Cada compasso deste estudo usa todas as doze notas da escala cromática, sempre começando em Dó e usando exclusivamente intervalos de quarta e quinta justa. Algumas das passagens exigirão que você use a técnica rolling. Quando tocamos duas ou mais notas melódicas consecutivamente usando a mesma casa e o mesmo dedo, é complicado separar as notas para evitar que soem harmonicamente, como quando tocamos acordes com pestana. Para obter essa separação e precisão de notas, você deve girar levemente o dedo. O objetivo é evitar que duas notas consecutivas soem ao mesmo tempo. A maneira mais eficiente de praticar este estudo é usando um leve overdrive. Pratique lentamente no início e seja paciente.

 

12. Rolling Bars: Este é um estudo linear escrito para praticar a combinação da palhetada híbrida com a técnica rolling. Para este estudo, usei estruturas quartais (quartas justas com duas, três ou mais notas empilhadas) modulando ao longo do braço.

Dica: Logo após o estudo, cinco frases foram extraídos da peça. Você pode usá-las como ideias para suas próprias composições e improvisações.

 

13. Coisa Atonal: Este estudo também utiliza frases dodecafônicas, dedilhado simétrico e frases side-slipping. Diverta-se!

 

14. C7 Vamp: Toque este estudo sobre um C7 vamp. Ele soa bem se for swingado. Seguindo o estudo, quinze linhas foram extraídas da peça. Experimente com os acordes sugeridos.

 

15. A7 Whole Tone Isn't Enough: Este é um estudo divertido que mistura arpejos de tons inteiros, frases dodecafônicas, escalas pentatônicas e aproximações cromáticas. Soa bem com um acorde A7 sem quinta. Logo após o estudo, experimente tocar as frases isoladas com os acordes sugeridos.

 

16. John's Cool Training: Quando comecei a tocar jazz, transcrevi alguns choruses de "Giant Steps" de John Coltrane. Além do incrível fluidez melódica, percebi que ele usava uma célula de quatro notas (tetracordes) com frequência em seus improvisos. A estrutura do tetracordes é 1, 2, 3, 5; na tonalidade de dó maior, as notas são dó, ré, mi e sol. A técnica de palhetada híbrida funciona muito bem aqui. Se você quer entender como eu tive as ideias, verifique as frases que seguem o estudo onde mostro os tetracordes sem as permutações e transposições.

17. E Majorish: Este estudo de palhetada híbrida é uma coleção de frases conectadas sobre um E5 "power chord". As frases usam aproximações cromáticas, digitações simétricas, tríades abertas, arpejos, sequências e escalas, todos conectados para fazer sentido melodicamente. As frases deste estudo criam um bom fluxo com um efeito "outside-inside".  Logo após o estudo, experimente tocar as frases isoladas com os acordes sugeridos.

18. Fighting Am: Este estudo funciona bem em um vamp em Am. Ele usa alguns padrões pentatônicos, side-slipping, sequências, proximações cromáticas, tríades, arpejos e digitações simétricas. Logo após o estudo, experimente tocar as frases isoladas com os acordes sugeridos.

 

19. Slipping Shapes: Este estudo soa muito bem quando executado em tempos mais rápidos. Ele usa quase toda a extensão do braço da guitarra. Os digitações são um pouco complicadas, então pratique lentamente no início. Logo após o estudo, experimente tocar as frases isoladas com os acordes sugeridos.

© Music by GUSTAVO ASSIS-BRASIL